Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Bem vindo ao mundo da integração dos dispositivos digitais

Hipertextualidade, multimidialidade e interatividade




Convergência das Mídias, a cada dia que passa ela se torna mais evidente na vida de todos. Rádio, TV, Computador, Internet, Celular, Mídia Impressa, entre outras mil coisas, muitas vezes tudo em um só lugar. E você, já se imaginou viver sem tudo isso? 

A cada dia que passa, vivemos numa constante evolução - tudo o que é novo hoje, amanhã já é descartado, é considerado velho. Em um mundo cada vez mais tecnológico, as pessoas têm sede de informação, de conhecimento, e de coisas novas a todo instante, e isso vem se tornando muito mais importante. 

Com o crescimento convergência das mídias, é possível observar, cada vez mais a integração dos dispositivos digitais e o seu uso, sob as demandas. Tudo isso, acaba fazendo com que as pessoas não sejam apenas simples receptores da informação, pelo contrário, tudo se modifica, já que agora eles também podem ser emissores, e ainda são ao mesmo tempo produtores e consumidores de conteúdo, os prosumers. 

Por meio disso e entre outras coisas, nos deparamos com a famosa Inteligência Coletiva, que se torna uma maneira diferente das pessoas interagirem. Segundo estudos do filosofo Pierre Lévy, nós seres humanos somos incapazes de pensar só, sem auxílio de qualquer outra ferramenta. 

Conforme Pierre Lévy: 

“Alguém faz uma pergunta, os integrantes do grupo se questionam a respeito, procuram na internet, localizam a informação, outras pessoas localizam outras informações e, assim, há um intercâmbio entre os membros dessa comunidade virtual. E isso vai criando, progressivamente, uma memória, uma memória coletiva, mas é uma memória oriunda da interação das pessoas.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário