Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Rede Social: Não é aquilo que você está pensando

Quando se fala em “Redes Sociais” as pessoas costumam relacionar esse termo com o Orkut, o Twitter, o Facebook, todos os sites onde você se conecta para achar mais pessoas conectadas, com a mesma falta do que fazer que você. Mas na verdade, não é bem assim.
Falando um pouco sobre o que realmente o termo Rede Social significa, nada mais é do que um grupo de pessoas interagindo umas com as outras. Onde quer que haja um processo de comunicação, temos a presença de uma rede. Sua família é uma rede social, por exemplo. E a internet não é necessária para que isso aconteça.
Já o Orkut (que Deus o tenha), Twitter, Facebook e afins, são denominadas ferramentas, por meio das quais o relacionamento difunde-se na internet. Assim, a interação se faz possível, onde a partir daí os seres humanos (teoricamente, porque há perfis no facebook de cachorros) mantém o contato com pessoas próximas, distantes e até mesmo fazem novas amizades. Dentre essas ferramentas, podemos citar as de informação, de relacionamento e de trabalho, mas todas com o mesmo objetivo.
Vale lembrar que as ferramentas de redes sociais vieram para agregar informação e não para nos desligarmos do resto do mundo. Não devemos abandonar outros meios de comunicação, porque por trás da tela do computador as relações ficam muito superficiais.
Levando em consideração que sair por aí corrigindo todo mundo, alegando que “Isso não é uma Rede Social! É uma fer-ra-men-ta!”, vai  tornar você um chato. O foco é o seguinte: já que todos gostam muito de estarem online vinte e quatro horas por dia compartilhando, curtindo e retuitando tudo, não esqueça que não é só essa rede social que existe na sua vida, as redes sociais vão muito além disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário